virus02Autor: Lincoln Spector, PCWorld EUA

Continuação do post anterior – 8 Dicas de como limpar um PC infectado por malware – Parte 1/3

3. Faça uma busca por soluções

Um benefício destes falsos alertas é que eles podem apontá-lo na direção de uma cura. Faça uma pesquisa por frases que aparecem em meio aos alertas, ou pelo nome do “programa” que os está exibindo. Você provavelmente encontrará pessoas que estão sofrendo com o mesmo problema, e eventualmente informações que ajudarão a identificar seu inimigo ou um passo-a-passo de como removê-lo. Mas tenha cuidado! Só aceite conselhos de sites que parecem confiáveis, e faça uma varredura completa no PC depois de seguir quaisquer instruções, mesmo as nossas.

Se não houver pistas levando a uma solução rápida, uma varredura no sistema é o próximo passo importante.

4. Assuma que seu antivírus foi comprometido

Não perca tempo tentando fazer uma varredura em seu PC usando o antivírus que já está instalado. Afinal de contas, pra começo de conversa ele não conseguiu pegar o malware quando ele se instalou em sua máquina. E depois que o vírus se instala, assuma que seu antivírus foi comprometido e agora está sob controle dos vilões. Ele pode ter sido modificado para dizer que tudo está bem, quando a verdade é longe disso.

Você precisa de uma nova ferramenta para varredura (um “scanner” no jargão) em busca de malware, uma que já não esteja instalada em seu computador. Ela precisa ser capaz de detectar e remover o malware de seu PC, e precisa rodá-la a partir de um ambiente onde o malware não pode agir. Linux é a melhor opção, mas antes disso tente executar o Windows em modo de segurança.

5. Use uma ferramenta leve para varredura no Modo de Segurança.

O Windows tem um modo de segurança que inicia o PC com uma versão mínima do sistema operacional, com drivers genéricos e nada mais. Nesse modo a maioria dos aplicativos que são abertos junto com o sistema operacional não é carregada e, com sorte, o malware que está assolando seu PC também não será. Para entrar em modo de segurança, inicie seu computador e pressione a tecla F8 antes que o Windows comece a ser carregado. Você precisa ser rápido, então o melhor a fazer é teclar F8 repetidamente do momento em que o logo do fabricante aparece na tela até um menu de boot aparecer na tela.

Nesse menu selecione a opção Modo de segurança com rede. A conexão de rede é importante, você precisará de acesso à internet para resolver seu problema.

ESET Online Scanner: varredura completa via web

Uma vez em modo de segurança abra o Internet Explorer (outros navegadores podem não funcionar corretamente) e rode uma ferramenta de varredura online. Eu recomendo o ESET Online Scanner, que roda dentro do navegador, está sempre atualizado e é executado a partir de um servidor remoto. Dependendo do navegador pode ser necessário aceitar um plugin, mas ele será removido quando a varredura terminar. Antes de começar, clique em Advanced Settings e habilite todos os níveis de segurança extra que puder, incluindo a varredura de arquivos comprimidos e cache do navegador.

House Call, da Trend Micro: pode ser instalado em um pendrive
House Call, da Trend Micro: pode ser instalado em um pendrive

Experimente também o HouseCall, da Trend Micro. Ele não é um aplicativo web mas é “portátil”, ou seja, você pode baixá-lo em um outro computador, copiá-lo para um pendrive e rodá-lo a partir de lá. Mas você precisará de uma conexão à internet para atualizar as definições de vírus. E não rode o HouseCall na configuração padrão: antes de clicar no botão azul que diz Scan Now clique em Settings e marque a opção Full system scan (varredura completa do sistema).

Não importa qual opção você usar, não tenha pressa. Observe as opções disponíveis e faça a varredura mais completa disponível, mesmo que seja demorada. Depois de iniciá-la saia da frente do PC e vá ler um livro, lavar a louça ou passar um tempo com a família. A varredura deve demorar algumas horas.

Ainda hoje, a Parte 3/3 de – 8 Dicas de como limpar um PC infectado por malware!!!

Veja Também:

Pendrives e cartões SD são responsáveis por 30% das infecções em PCs

Orbit Downloader contém Malware para ataques DoS

Serviço do Google é usado por malware para controlar aparelhos Android

Fonte: PC World