A situação entre o governo do Brasil e dos Estados Unidos não está boa. Após as denúncias de que a Casa Branca estaria espionando Dilma Rousseff e outros membros do alto escalão do governo, a presidente não quer deixar barato e quer que empresas que colaboraram com a espionagem norte-americana tenham suas operações finalizadas. “Pode ser banco, empresa de telefonia”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo ao Estadão. Ele afirma que quaisquer empresas que tiverem cooperando com o programa de espionagem dos Estados Unidos poderão ter suas operações cassadas. Isso é um pouco preocupante, especialmente no cenário de telefonia, onde a ausência de qualquer operadora pode significar um certo colapso na operação de outras.
A verdade é que as empresas de telecomunicações podem ser grandes alvos de toda a espionagem. Como a maioria das fibras ópticas submarinas do Brasil liga-se diretamente aos Estados Unidos, é inevitável que diversas informações de brasileiros sejam trafegadas no solo norte-americano. De todos os nossos cabos submarinos, apenas quatro não passam no território estadunidense. De lá, o governo americano pode interceptar os dados sem ninguém saber.
Outro desejo do governo é que empresas estrangeiras sejam obrigadas a instalar data centers no Brasil, a fim de que dados de brasileiros permaneçam aqui e não lá fora. Isso inclui sites como Facebook, Gmail e tantos outros diversos. A proposta seguirá para o marco civil da internet brasileira. Além dessas medidas, o governo brasileiro propõe o uso de tecnologias mais antigas e defasadas, para evitar espionagem. Para ficar igual aos japoneses, o Planalto propõe utilizar mais fax e telegramas, evitando que dados sensíveis vazem.
Leia Também:
– Governo, com espionagem, ressuscita projeto de e-mail nacional
– Espionagem: Azeda ainda mais o clima entre Brasil e Estados Unidos
– EUA rejeitam acordo brasileiro para espionagem de dados
– Alvo de espionagem, Dilma convoca reunião de emergência
– No Brasil, temor sobre segurança na ‘nuvem’ ainda ignora espionagem
Fonte: Tecnoblog
Sergio Gomes Rosas – Por que a Dilma não manda logo as nossas FFAA atacarem os EEUU? Essa gente é podre, muito podre. Querem a qualquer custo acabar com a internet. Querem fazer deste país uma enorme republiqueta socialista.
OS EEUU TEM TODO DIREITO DE ESPIONAR QUEM ELES QUISEREM… PRINCIPALMENTE ESSA MULHER QUE ESTÁ PRESIDENTE. SEU PASSADO NÃO É TÃO BELO ASSIM.
CurtirCurtir
Rafael Kaiser – Possibilidade tão real quanto o a do Lula ser preso…
CurtirCurtir
Magali Mendes – Os EEUU tem que se garantir, afinal ela é uma guerrilheira.
CurtirCurtir
Dayse Moraes – ai ai será que é verdade
CurtirCurtir
Marcos José de Moura Soares • show de bola.
CurtirCurtir
Sergio Cabette • Caros André,
Como diz o ditado.
-“Caldo de galinha e prudência é bom e não faz a ninguém”.
Então vale a precaução quanto as conexões remotas.
Todas as empresas clientes de empresas prestadoras de serviços que tiverem conexões remotas, desabilitem suas conexões e só venham a usar quando no exato momento que ambas as empresas – cliente e prestador, forem conectar-se para sanar uma falha, voltando a desconectarem o serviço remoto assim que finda a correção.
Todas as empresas que prestam serviços e se utilizam de conexões remotas para com os seus clientes, desconectem-se e comuniquem aos seus clientes da forma segura para as conexões de reparo.
Para as empresas fornecedores que liberam conexões para seus clientes acessarem, sistemas de estoques, pedidos entre outros serviços, utilizem-se de canais seguros em ambas as pontas e senhas fortes alteradas periodicamente (preferencialmente a cada 2 meses via de regra).
Isto porque os “Hackers” invadem sistemas, descobrindo os números destas conexões e assim podem subtrair arquivos e informações de programas e sistemas ali instalados.
Os hackers mais “sabidos” , podem também instalarem programas controladores e passarem ter suas vítimas como perfeitos “zumbis”. Obtendo “poder” para a invasão e evasão de arquivos e informações como alterações fraudulentas de dados cadastrais, quantidades, valores entre outras informações que possam desacreditar e denegrir a imagem da companhia como alterar toda uma politica de preços de mercado.
A criptografia de HDs, utilização de biometria e senhas fortes para os dispositivos moveis (laptop entre outros) é uma prática que mais tem garantido as equipes de vendas externas, quanto ao furto e roubo de equipamentos como uma garantia extra aos ataques de hackers.
Quanto a comunicação destes equipamentos como os servidores de suas companhias, também é prudente ser por canais seguros e criptográficos.
Sabemos que a criptografia reduz a velocidade, senhas fortes, temporização rápida para os casos de inatividade acima de 2 minutos, entre outras medidas são as maiores e costumeiras reclamações dos usuários aos Gestores de TI.
Este conjunto de ações auxiliam em muito, fora outras medidas que cada Gestor de TI venha a elaborar devido a peculiaridade de cada negócio, o transito “Clouds”.
Vale então a máxima: – A segurança não é um fator isolado e sim responsabilidade de todos.
– Garantir sistemas e equipamentos é dar valor as informações de seus clientes.
– A prevenção e a constante atualização de suas medidas, é a única alternativa para os ambientes, sistemas e equipamentos manterem-se íntegros, seguros e confiáveis.
– A prevenção está para os sistemas como a segurança para a Estratégia Corporativa das empresas.
– Os riscos estão para os negócios, a prevenção e a mitigação para a Politica de Segurança Corporativa.
Aqui só um pouco de medidas de segurança em TI.
Abs,
KBT
CurtirCurtir
Criptografia de quem??? De russos, chineses, americanos, suecos??? Porque brasileiro meu amigo, não gosta de matemática, ele gosta de ser advogado ou administrador.
CurtirCurtir
Luis Batista – Essa questão aqui no Brasil ta dando que falar
CurtirCurtir
Illix Inteligência E Segurança – “Outro desejo do governo é que empresas estrangeiras sejam obrigadas a instalar data centers no Brasil, a fim de que dados de brasileiros permaneçam aqui e não lá fora. Isso inclui sites como Facebook, Gmail e tantos outros diversos.
A proposta seguirá para o marco civil da internet brasileira.
Além dessas medidas, o governo brasileiro propõe o uso de tecnologias mais antigas e defasadas,
para evitar espionagem. Para ficar igual aos japoneses, o Planalto propõe utilizar
mais fax e telegramas, evitando que dados sensíveis vazem.”….
CurtirCurtir
Illix Inteligência E Segurança – Sério? tecnologias mais defasadas????
CurtirCurtir