
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), disse nesta segunda-feira, 02/09, à Agência Brasil que o governo federal precisa levar as denúncias de espionagem dos Estados Unidos sobre a presidenta Dilma Rousseff e assessores diretos dela a instâncias internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU).
“O que nós precisamos é cobrar explicações do governo norte-americano. O terrorismo está sendo usado como biombo. Por que o governo está se valendo dessas ferramentas, sendo que o Brasil está fora do eixo do terrorismo?”, indagou. Ferraço disse que as denúncias exibidas neste domingo, 01/09, pelo programa Fantástico, da TV Globo não o surpreendem. “Eu não me surpreendi porque esses indícios (de espionagem sobre a presidenta) já estavam muito postos nas falas do [Edward] Snowden.”
Nesta terça-feira 03/09, será instalada no Senado a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem, para apurar as denúncias. Ferraço é cotado para ser relator da comissão. O senador disse que a situação é complicada, pois como o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, tem imunidade diplomática, ele não pode ser convocado para dar explicações.
Ainda nesta segunda-feira, a presidenta Dilma convocou ministros para duas reuniões de emergência no Palácio do Planalto a fim de tratar de denúncias. Além disso, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, foi ao Itamaraty prestar esclarecimentos sobre o tema ao chanceler Figueiredo Machado.
Leia Também:
– Alvo de espionagem, Dilma convoca reunião de emergência
– Espionagem dos EUA já cancela projetos de computação em nuvem
– Entrevista de Edward Snowden que denunciou o esquema de espionagem dos EUA.
– Embaixador dos EUA comemora espionagem no Brasil
– Brasil pressiona, mas EUA mandam recado: “espionagem vai continuar”
– Cisco nega uso de backdoors e diz ter ‘participação zero’ na espionagem
– No Brasil, temor sobre segurança na ‘nuvem’ ainda ignora espionagem
Fonte: Agência Brasil
Stella Galvão Bijos • Gostei, mas André, os serviços do gmail não estão “vendidos” para os EUA?
CurtirCurtir
André Nogueira Rodrigues • Olá Stella, boa pergunta, não tenho certeza disso. Vamos pesquisar e publicar aqui?
CurtirCurtir
http://www.sinfor.org.br/noticias/1484-google-diz-nao-vender-informacoes-mas-brasil-sente-falta-de-lei-sobre-dados-pessoais
CurtirCurtir
Wada Ronaldo, CSM®, ITIL®, MCP® • Alguns supostos documentos de espionagem que tiveram algumas páginas mostradas nas Mídias, entre vários logo o do Google, era o que chamava mais atenção …Uma das ideologias do Google é ser o maior fornecedor de informações do mundo, entre seus maiores projetos, esta a digitalização de milhares de livros e disponibilizar a grande massa, mapas de todo mundo e é hoje considerado o maior centralizador de informações mundiais, além de possuir o melhor indexador de informações jamais desenvolvido por qualquer outra empresa e até mesmo o Gov americano, o Indexador do Google é uma das maiores ferramentas para “Hackers’, vocês acham que qualquer governo do mundo, daria um poder deste a uma empresa, sem obter nada em troca?
Vamos fazer um comentário sobre Criptografia, existe uma Lei Federal americana de décadas, que todos os algoritmos de criptografia desenvolvidos, tem seu código e chaves entregues ao Gov Americano.
O vulgo software de varredura na Net, já existem a décadas, todo mundo sabia disso. Não entendo pq todos ficam abismados, com situações que acontecem muito antes da Internet ser aberta aos usuários …
Não podem esquecer que a internet existe graças ao DOD e logo em seguida com apoio de empresas como AT
CurtirCurtir
André Nogueira Rodrigues • Stella, muito interessante, mas pelo o que vi, é como se fosse um lençol curto… Se você cobre a cabeça, descobre os pés e se você cobre a os pés, descobre a cabeça. O que precisaríamos mesmo era de uma lei clara em que fossem obrigados a informar qual é a ferramenta ou método para a coleta de dados e quais os dados que seriam coletados. Olha esse assunto esta é apenas começando, tenho certeza de que ainda vai dar muito o que falar…. beijos e obrigado mais uma vez pela informação.
CurtirCurtir
André Nogueira Rodrigues • Wada, concordo com o que você disse. As leis aqui perante ao contexto “digital”, devem ser melhoradas pelo governo ou por quem quer que seja, senão, esse assunto vai continuar em pauta ainda por muito tempo. Outra coisa, nós da área já sabíamos que isso de espionagem e de que nada é seguro e sigiloso na internet já existia há muito tempo. Mas agora com todo esse conteúdo de informação que chega a todo mundo, ficou mais visível para todos o que realmente ocorre. Antes apenas especialistas ou pessoas da área que sabiam, agora qualquer pessoa que acessa o Facebook, já está sabendo. Abraços
CurtirCurtir
Danilo Vaccari Azevedo • Vamos aguardar para ver qual realmente será a postura da Presidencia. Será que realmente criaremos coragem e levaremos um assunto dessa seriedade a frente? Ou tudo acabara em pizza mais uma vez?
CurtirCurtir
André Nogueira Rodrigues • É Danilo, vamos acompanhar as cenas dos próximos capítulos
CurtirCurtir