Autor: André Pires (Pplware)

Durante os últimos tempos, muito sem tem falado no descontrole, por parte da Google, relativamente à Google Play – loja de aplicações online para Android . As políticas de publicação de aplicações, por parte dos programadores, são pouco rígidas e, de uma forma geral, quase tudo é aceito e passa a estar disponível aos utilizadores que acabam por confiar no serviço prestado.

Nas ultimas semanas, têm existido várias queixas de utilizadores que referem existir uma aplicação portuguesa para Android que retira descaradamente dinheiro aos utilizadores. Chama-se IQ Test, é uma aplicação supostamente desenvolvida por um programador português e, à primeira vista, trata-e de um pequeno quiz onde o utilizador poderá testar o QI.

Descrição da aplicação : É um gênio? Descubra o seu QI, com esta aplicação gratuita. Responda às questões lógicas e obtenha o seu resultado de QI com dicas sobre como o melhorar. Partilhe os resultados com os seus amigos e descubra qual de vocês é o mais inteligente.

No entanto, a aplicação que diz ser um teste ao QI, oferece essa funcionalidade mas trata-se também de um esquema de fraude “transparente”. Depois de instalarem, e fazerem o “tal” teste de QI, o utilizador é obrigado a aderir a um serviço de mensagens de valor acrescentado. Quando o teste termina, o utilizador recebe 3 SMS’s de valor acrescentado.

Nem os comentários dos utilizadores fazem a Google avaliar estas situações….e o programador chama-se “Best App Of The Year“…caricato!

A aplicação já foi descarregada milhares de vezes, o que pode traduzir-se numa fraude de milhares de euros…considerando que a cada utilizador é retirado 4 euros.

Crédito da Imagem: PPLWare
Crédito da Imagem: PPLWare

Leia Também:

Telefonia supera bancos e lidera ranking de fraudes no Brasil

Para o cibercrime atual, Android é o equivalente ao Windows

Confira 5 dicas de antivírus para proteger seu Android

Dropbox “entrega” ladrão de iPhone e vítima cria Tumblr com fotos

Pará e Ceará lideram tentativas de fraudes online

Fonte: PPLWare