pfbookAutor: Silvia Bassi

Diz o ditado que “depois que a casa está arrombada não adianta botar tranca na porta“. Mas nesse caso não tem como escapar e o Facebook anunciou hoje em seu site que está propondo atualizações em dois importantes documentos jurídicos que explicitam como a rede social coleta e usa os dados das pessoas que por ela circulam: a Política de Uso de Dados e a Declaração de Direitos e Responsabilidades.

A mudança nos textos acontece logo depois do site ter sido condenado por um tribunal americano a pagar uma multa de US$ 20 milhões por exibir dados dos seus usuários em anúncios. Os novos documentos têm a finalidade de estabelecer claramente aos usuários da rede social que o Facebook tem o direito de usar nomes, fotos de perfis e outros dados de seus membros para entregar anúncios em seu site. Segundo o texto publicado no site e assinado pela CPO (Chief Privacy Officer, ou Diretora de Privacidade) do Facebook, Erin Egan,  “como parte dessa proposta de atualização, revisamos nossa explicação sobre como os itens como seu nome, sua foto do perfil e conteúdo podem ser usados em conexão com seus anúncios ou conteúdo comercial para ficar claro que você está dando permissão ao Facebook para esse uso quando usar nossos serviços“.

O site informa que vai colher opiniões e sugestões dos usuários sobre os textos nos próximos sete dias antes de torná-los definitivos. Com mais de 1 bilhão de usuários, o site sabe que qualquer mudança pode gerar um grande barulho dentro de sua própria casa. A mudança dos textos não é meramente voluntária, já que no acordo judicial assinado esta semana, o Facebook foi também intimado a mudar os documentos como forma de esclarecer melhor aos usuários sobre suas práticas e como seus dados são usados em publicidade.

Para ler as novas regras em português, visite a área de documentos oficiais do Facebook.

Comentário do autor desse Blog: Recebi hoje pela manhã um e-mail do Facebook explicando as mudanças em sua política de uso de dados e vocês? Também receberam?  Caso não tenha recebido, me informe seu e-mail que encaminho a mensagem ou deixe seu comentário…

Leia Também:

Brasil pediu informações de 857 usuários ao Facebook

Cielo Linkci não compartilha dados de cartões com o Facebook

Facebook padroniza chave de navegação segura para todos os usuários

Polícia britânica cria no Facebook perfil falso de menina de 11 anos e prende pedófilo

Após ser ignorado, hacker invade página de Mark Zuckerberg no Facebook para mostrar falha de segurança

Fonte: IDG NoW!