virusAutor: Ana Paula Lobo

O Brasil tem um alto volume de ataques do tipo DOWAD, malware que viola servidores com usuário e senha, com o Conficker estando presente em mais de 52 mil ataques realizados no país em um ano, revela o levantamento “Desafios de cibersegurança enfrentados por um mercado econômico de rápido crescimento”, divulgado pela Trend Micro. Estudo mostra ainda que no primeiro trimestre, o Brasil aparece em 6º lugar no mundo como país em que as pessoas estão mais expostas a ter riscos à privacidade por uso de aplicativos móveis. Nos três primeiros meses do ano foram criados 10 novos tipos de phising para ataques a smartphones.

Revela ainda que 58% das URLs maliciosas da América Latina estão hospedadas no Brasil – no México, estão 12,35%. Outro item que se destaca no estudo é com relação às botnets, os agentes de softwares que executam automaticamente uma ameaça. O Brasil é conhecido como um terreno ativo de servidores de comando e controle, que controlam as botnets, e comprometem os computadores. Somente em maio de 2013 a Trend Micro detectou 39 servidores de comando e controle no país.

A presença do Conficker no Brasil é confirmada por outros levantamentos do setor de segurança da informação. Em maio, a F-Secure divulgou que o país foi o principal ponto de partida dos ataques do malware. Do total detectado, 26% das infecções saíram do país. Já a Symantec colocou que o Brasil segue como o nº1 na América Latina em atividades maliciosas e figura na 4ª posição mundial, ficando atrás apenas dos EUA, China e Índia. Os ataques por malwares cresceram 81% e foram detectados 403 milhões de variantes exclusivas em 2011. Com relação ao Conficker, a empresa diz que, em 2012, o malware contaminou mais de 220 milhões de máquinas no mundo.

Leia Também:

Serviço do Google é usado por malware para controlar aparelhos Android

Brasil cria, em média, cerca de 40 malwares por dia

Malware “MulheresPerdidas” infecta Chrome e rouba informações de usuários

Crackers usam serviços de hospedagem na nuvem para disseminar malware

Sites do governo estão infectados por Trojans, malwares e backdoors

Malware móvel ataca clientes de bancos via SMS

Brasil lidera envio de spam no mundo com 37% do total, diz estudo

Fonte: Convergência Digital com informações da Trend Micro