cieloO Facebook pode estar estar pensando em testar seu próprio sistema de pagamentos, como revelou recentemente uma reportagem do All Things D, usando os números de cartão de crédito que já tem armazenados no seu sistema, mas entre eles certamente não estarão os cartões de crédito usados na parceria da rede social com a Cielo.

O Cielo Linkci não captura na web, nem armazena nenhum número de cartão de crédito dos usuários. E não fornecemos nenhum dado para o Facebook“, afirma o diretor de Inovação e Produtos Emergentes da Cielo, Rogério Signorini. O executivo garante também que o sistema do Linkci nunca possibilitou ao internauta cadastrado no serviço compartilhar os dados da sua compra no Facebook. Eles só compartilham, e se quiserem, onde estão e se recomendam aquele estabelecimento para seus amigos.

O Cielo Linkci não é um sistema de pagamentos. É um sistema de recomendação que usa o Facebook, em vez de qualquer outra rede social que faça check-in e recomendação como o Foursquare, por exemplo. O objetivo com o sistema da Cielo é ajudar o cliente dos seus POSs a venderem mais. E o Facebook foi escolhido porque, no Brasil, seus usuários têm, em média, praticamente o dobro da quantidade de amigos (230) que a média mundial (120 amigos).

Para usar o serviço, o usuário precisa acessar o aplicativo na fanpage do Linkci e se cadastrar (nome e CPF são os únicos campos obrigatórios). Para confirmar o registro, é preciso fazer um check-in em um dos estabelecimentos comerciais participantes – usando a máquina da Cielo na opção “Facebook” e digitar o CPF. Isso irá vincular o número do seu cartão ao seu perfil do Facebook. “Nessa hora a gente valida o chip do cartão, o seu nome e o seu CPF para saber se o cartão é seu mesmo”, diz Signorini.

Essas informações, incluindo parte do número do seu cartão de crédito, não são visíveis apenas para o sistema de pagamentos da Cielo, que segue todos os padrões de segurança para transações via POS, todas as regras de bandeira e PCI “, explica o executivo, lembrando que a rede social é apenas a ponta de publicação da informação. “A gente não troca informação de cartão com o Facebook. A única coisa que acontece na rede é a interação na hora que a pessoa faz um check-in, uma recomendação ou um resgate“, completa. O usuário precisa estar no estabelecimento comercial, com o cartão inserido na máquina Cielo, para ter o seu cartão de crédito, débito, vale refeição ou qualquer cartão que passe na rede Cielo vinculado com a sua conta do Facebook.

Iniciado no fim de novembro de 2012 com 30 estabelecimentos comerciais cadastrados na grande São Paulo e Campinas, o Linkci tem hoje 230 estabelecimentos cadastrados e já se prepara para estar disponível em todo o país ainda este ano, antes do Natal. Tanto que jé vem aceitando cadastramento de comerciantes de todo o país na fanpage do serviço. Hoje as campanhas oferecidas pelos lojistas passam pelo crivo da Cielo, que está aprendendo junto com eles o comportamento dos usuários. “A gente dá algumas dicas para as regras da promoção, para campanhas com necessidades específicas como aumentar frequência em determinados horários, o consumo de determinado produto“, explica Signorini.

Deste aprendizado nasceu a ideia das promoções em horários específicos e da disponibilização de um app para as plataforma iOS e Android, para facilitar aos usuários o cadastramento no sistema e o gerenciamento da sua conta, desde os dados cadastrais até às promoções que tem direito. Um mapa geo-referenciado mostrará os estabelecimentos mais próximos com promoções disponíveis. Na opinião da Cielo todos ganham com o Linkci. A Cielo fideliza o usuário do POS que, por sua vez, fideliza o cliente do estabelecimento. Esse e seus amigos ganham com as promoções e o Facebook ganha com todas as informações sobre os hábitos e preferências dos usuários.

Leia Também:

Facebook reforça privacidade de usuários que usam aplicativos de terceiros

Spams estão invadindo Grupos no Facebook

Facebook padroniza chave de navegação segura para todos os usuários

Epic Fail: Facebook para Android coloca o app na tela de bloqueio e permite que qualquer um mexa no seu feed

Fonte: IDG NoW!