instAutor: Jeremy Kirk, (IDG News Service!).

Uma publicidade está circulando pelo Facebook e Twitter anunciando uma versão desktop do aplicativo de compartilhamento de fotos. E adivinha? É falso! O alerta foi divulgado pela empresa de segurança Symantec, nessa quarta-feira (20).

O Instagram, que é de propriedade do Facebook, só está disponível para dispositivos móveis. A sua popularidade, no entanto, o torna atraente para spammers e golpistas, explicou o gerente de resposta de segurança da Symantec, Satnam Narang.

Ambas as supostas versões do Instagram para PC não são entregues como o prometido“, escreveu Narang no blog da empresa. “É apenas mais um veículo para os scammers convencerem os usuários a preencher questionários, para que então eles possam ganhar dinheiro por meio de programas de afiliados suspeitos“.

Felizmente, Narang escreveu que “não houve nenhuma funcionalidade maliciosa fornecida com o software, como um keylogger ou um backdoor“. Tais táticas são tipicamente embutidas no software malicioso.

scam
Tela exibida com o golpe do “Instagram para PC”

 Os cibercriminosos oferecem o que é supostamente um emulador que permite que o Instagram seja executado em um desktop. Ao clicar no link são iniciados dois downloads, um dos quais é um arquivos compactado “.rar” e o outro é um arquivo .DLL (biblioteca de vínculo dinâmico), escreveu Narang. Ao executar o programa é exibida uma tela de login. Se um usuário faz logon, uma mensagem de erro é mostrada junto a uma caixa de diálogo perguntando se o usuário deseja baixar outro arquivo que é supostamente necessário. O programa então incentiva as pessoas a clicar “em uma variedade de opções de compartilhamento social, antes de tentar o download novamente“, escreveu Narang. Finalmente, o usuário é levado para uma pesquisa.

Outra versão do Instagram para PC pede ao usuário para ativar o programa exibido em uma janela pop-up, que também leva a uma outra pesquisa. O anúncio falso chamou atenção. Narang escreveu mais de 4 mil pessoas já postaram sobre o aplicativo no Twitter e no Facebook. Outros 2 mil usuários compartilharam a armadilha no Google+.

Comentário do autor desse Blog: Vamos também fazer a nossa parte e compartilhar essa informação com o maior número de pessoas!!

Leia também:

Polícia prende suspeito de aplicar golpe e vender dados sigilosos no Distrito Federal

Suspeito é preso por realizar golpe do Seguro Desemprego em Alagoas

Novo golpe no Twitter usa ingressos gratuitos de shows para atrair vítimas

Brasil cria, em média, cerca de 40 malwares por dia

Fonte: IDG Now!