spam1Principais dicas para ajudar o usuário a receber menos spam, preservar sua privacidade e evitar que códigos maliciosos sejam instalados em seu computador:

Preserve sua privacidade

– Seja criterioso ao informar seus endereços de e-mail em cadastros, sites de relacionamentos etc.

– Tenha e-mails diferentes para uso pessoal, trabalho, compras on-line e cadastros em sites em geral

– Evite utilizar e-mails simples, como aqueles formados apenas pelo primeiro nome.

– Leia com atenção os formulários e cadastros on-line, evitando preencher ou concordar, inadvertidamente, com as opções para recebimento de e-mails de divulgação do site e de seus parceiros.

– Não forneça dados pessoais, documentos e senhas por e-mail ou via formulários on-line.

– Verifique a política de privacidade dos sites, onde pretende registrar seus dados.

Mantenha-se informado

– Conhecer os tipos de spam ajuda a reconhecer e-mails suspeitos e, eventualmente, não detectados pelos softwares anti-spam.

– Acompanhar as notícias e alertas sobre os golpes e fraudes, reduz o risco de ser enganado e/ou prejudicado financeiramente por e-mails desse gênero.

– Procurar informações sobre fatos recebidos por e-mail, antes de repassá-los, contribui para a redução do volume de mensagens de correntes, boatos e lendas urbanas, enviadas repetidas vezes na rede.

– Procurar informações no site das empresas, ao receber e-mails sobre prêmios e promoções, reduz o risco de ser enganado em golpes propagados por e-mail.

Proteja-se

– Utilize softwares de proteção (antivírus, anti-spam, anti-spyware e firewall pessoal) nos computadores de uso doméstico e corporativo, mantendo-os com as versões, assinaturas e configurações atualizadas.

– Não seja um “clicador compulsivo”. Não execute arquivos anexados em e-mails sem examiná-los previamente com antivírus, bem como, não clique em URLs incluídas em e-mails.

– Procure informações sobre os recursos técnicos do seu software anti-spam. Configure as listas negras e listas brancas. Monitore a quarentena, se for o caso.

Fique alerta

– Observe eventuais comportamentos anômalos de computadores que utiliza.

– Em casos de contaminação por vírus ou outro código malicioso, reinstale totalmente o sistema operacional e os aplicativos, evitando restaurar backups antigos.

Assista um ótimo video sobre SPAM, clicando aqui.

Fonte: Antispam.br