O Facebook liberou uma atualização para seu aplicativo para Android que faz com que a tela de bloqueio do usuário exiba uma interface da rede social. Assim, quando o smartphone não está em uso, mostra as atualizações do feed de notícias do Facebook.

Parece familiar? É porque é: a interface é idêntica à do Facebook Home, aquele app lançado há alguns meses que substituía a interface padrão; basicamente, fazia com que o Facebook se tornasse a tela inicial do seu smartphone. Só que ele não fez muito sucesso.

A atualização liberada exibe apenas as atualizações dos amigos; não dá para publicar nada por ela. Mas uma característica em especial fez a gente erguer a sobrancelha aqui: é possível interagir com as postagens (curtir e comentar) sem precisar da senha para destravar o aparelho, caso você tenha uma.

Quer dizer: essa senha existe para que ninguém mexa nas suas coisas, mas a lockscreen do Facebook permite que qualquer um que pegue seu celular faça isso sem esforço nenhum. De forma limitada, é verdade, mas eu não quero ninguém comentando nas publicações dos meus amigos se passando por mim. Acredito que você pense a mesma coisa.

A atualização é automática, mas é preciso ativar manualmente a tela de bloqueio entrando nas configurações do app. E, até que isso seja corrigido (temos fé de que o Facebook não deixará algo assim passar), aconselho que você não faça isso.

Veja a tela abaixo do Lockscreen do Facebook: let the trollagem begin! Epic Fail!

fb-android-600x531

Fonte: Tecnoblog com informaçãoes do Engadget.